quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fundação PT e Khan Academy colocam online aulas de matemática em português



Até final do ano estarão online 400 aulas de matemática de vários anos. Para já estão acessíveis de forma gratuita 70 vídeos.

Todos estes vídeos foram traduzidos e dobrados para português e são narrados por Rogério Martins, professor de matemática, e por quadros da Portugal Telecom.

O resto dos conteúdos previstos para este ano irá passar pelo mesmo processo, antes de ficarem acessíveis através do site da Fundação, do Sapo Vídeos, Sapo Mobile, Sapo Internacional, Sapo Kids e Meo Kids.

A Khan Academy foi formada em 2006 por um engenheiro do MIT, Salman Khan, e é um repositório gratuito de conteúdos na área da matemática, física, química, biologia e outras áreas. Na parceria com a Fundação Portugal Telecom, a instituição portuguesa decidiu privilegiar a matemática pelo peso que a disciplina tem no currículo do ensino básico e secundário.

O mentor do projeto criou-o quando estava a tentar ajudar um familiar a estudar matemática mas a distância entre ambos não permitia encontros presenciais. Resolveu o problema criando pequenos vídeos que colocou online e que mais tarde se transformaram na base da academia, uma instituição sem fins lucrativos.

Hoje existem 4.000 vídeos, 370 exercícios práticos e 225 milhões de lições dadas, em áreas como a matemática, ciência, física, química, ciência computacional, história, humanidades ou economia.

A oferta traduzida para português aumentará de forma gradual e até final de 2014 incluirá 800 vídeos nas áreas da matemática, física, química e biologia. Esta primeira ronda de conteúdos integra vídeos com aulas adequadas aos 2º, 4º, 6º, 9º e 12º anos.