terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estratégia para o sucesso da matemática


Embora sejam muito diversos os aspectos que contribuem para o desenvolvimento de Competências Matemáticas, considero prioritário:

  • Desenvolver o cálculo mental;
  • Desenvolver o espírito crítico na análise de informação (ex: informação estatística) e face a resultados obtidos (nomeadamente, na utilização da calculadora);
  • Estimular o raciocínio matemático em situações contextualizadas (ex.: modelos de situações reais, contextos puramente matemáticos, problemas históricos);
  • Desenvolver a visualização espacial (recorrendo à manipulação de modelos reais ou virtuais) e a utilização de diferentes formas de representação (esquemas, tabelas, gráficos,…);
  • Estimular a análise e confronto de diferentes estratégias na resolução de um problema;
  • Promover uma abordagem global dos problemas de Matemática (estabelecendo conexões entre diferentes conteúdos);
  • Promover a comunicação matemática (saber explicar um raciocínio, um procedimento utilizado, oralmente e por escrito);
  • Desenvolver o gosto pela Actividade Matemática, numa perspectiva lúdica (desafios, jogos) e histórica.


Como estudar matemática


Não existe um processo para resolver problemas de matemática. Cada problema é distinto dos outros. É exercitando que se aprende matemática e cada aluno adota o processo de estudo conforme os seus hábitos e predisposições, conforme as suas capacidades e motivações, conforme os seus interesses e conhecimentos. Mas todos podem estudar matemática. E, essencialmente, não é muito diferente do estudo que se faz para as outras disciplinas. Por exemplo, na disciplina de português para responderes a uma pergunta relativa a um texto precisas de conhecer a linguagem do texto e saber interpretar a pergunta. Para responderes a um problema de matemática, também precisas de conhecer a linguagem do problema e interpretar a questão. Mas o conhecimento matemático distingue-se de todos os outros saberes pelo seu carácter abstracto e descontextualizado da realidade; as definições utilizadas são fixas, existem num mundo coeso e imaginário e aplicam-se à realidade através dos diversos saberes e ciências.

Nunca deixes “acumular matéria”. Dificilmente compreendes bem uma receção excessiva de informação em pouco tempo. Um estudo metódico e diário poupa-te muita frustração e encoraja-te, aumentando o teu sucesso escolar. Para saber é necessário estudar com regularidade, persistência e dedicação. Não basta estudar na véspera de uma prova. Os conceitos matemáticos não se apreendem de um momento para o outro. É a regularidade do estudo que reforça o conhecimento. É a questionação que valoriza o saber.

Estratégia para estudar

  • Assumir a responsabilidade de estudar, reconhecendo o que sabe fazer e o que não sabe, e procurar uma pessoa (explicador) para o ajudar naquilo que tem mais dificuldades..
  • Assistir às aulas todos os dias e tomar notas completas. Pedir ao explicador para formular perguntas do teste com base em material e exemplos abordados nas aulas, bem como de outros materiais postos a disposição..
  • Ser um participante activo na sala de aula. Chegar à frente no livro, tentar trabalhar alguns dos problemas antes que eles são abordados em classe. Antecipar o próximo passo professor para que quando este abordar a matéria, esta já esteja sabida e então será muito mais fácil participar. .
  • Fazer perguntas em sala de aula! Normalmente existem outros alunos com as mesmas duvidas
  • Bons hábitos de estudo ao longo do ano torna mais fácil o estudo para os testes.


sábado, 24 de setembro de 2011

Contactos

Rua Edmundo Bettencourt, 160, 5C, Urbanização Quinta de São Jerónimo, Coimbra
( ao lado da circular interna, Avenida António Portugal)

telef: 239405694
tmn: 969001085
email: joaomaduro16@hotmail.com

Paragem do autocarro 37 ( Vale das Flores- HUC ) entre Rua Sá Carneiro e Quinta de São Jerónimo ;
paragem do autocarro 33 ( Portagem- Manutenção ) na Quinta da Maia ;
Autocarro 42 ( Baixa, Olivais Cumeada) saída na Rua Sá Carneiro e Quinta de São Jerónimo
Autocarro 5T, 5 F,( Pedrulha , Estádio) , com paragem na Quinta da Maia
Autocarro 4, Estação Nova, Santo António dos Olivais ( junto ao pavilhão dos Olivais)
Autocarro 103 , Estação Nova, Santo António dos Olivais ( junto ao pavilhão dos Olivais)
Estacionamento fácil para automóveis particulares

Coordenadas GPS:lat=40.212727 :lon=-8.403125 ( centesimal)
              ou  lat= 40º  12,800 '    lon= 8º  24,253' ( sexagesimal )

Tabelas de preços

Planos mensais:

3º ciclo- 7º, 8º , 9º ano, 2 horas semanais ( 1+ 1 ), 90 €

Secundário, 10º, 11º ano, 2,5 horas semanais ( 1,5 + 1 ) 110 €
Secundário , 12º ano , 3 horas semanais ( 1,5 + 1,5 ) 130 €

Para grupos de 2 alunos , haverá um desconto de 25%
Para grupos de 3 alunos haverá um desconto de 40%

Hora individual isolada, 15 €

Preparação intensiva para exame nacional ( meses de Junho e Julho) 20 € por hora